Você acha que o voto deve ser obrigatório?



SIM
Entendo que o voto é mais que um direito de mais que um dever. O ato de votar é essência do poder nas democracias; é a manifestação concreta e diretoa do poder que emana do povo e que em seu nome será exercido.
Embora o Brasil se constitua como Estado democrático de direito, onde todo o poder emana do povo, a grande maioria da população não tem consciência da importância de participar de seu destino. Isso porque a consciência política de um povo está diretamente vinculada à educação e à informação, do que ainda somos carentes.
Penso que é a partir dessa perspectiva que a obrigatoriedade ou não do voto deve ser discutida. A obrigatoriedade do voto incentiva o cidadão a melhor se informar para exercer sua escolha. Quanto mais informação e participação tem, mais consciente será seu voto. quanto maior for a participação popular, maior será a representatividade dos eleitos; mais responsabilidade terá o cidadão nas consequências de sua escolha. Isso é exercício de poder. Sou, portanto, defensor do voto obrigatório.
(Ophir Cavalcante Júnior, presidente da OAB- Pará)

NÃO
Sou contra o voto obrigatório, porque, apesar de estarmos em um país democrático, não se vê a democracia na hora do voto. Os brasileiros são obrigados a ir às urnas e "livremente" expressar sua vontade política, porém não podem deixar de votar.
O mesmo acontece em relação ao tipo de voto. A mídia não divulga como se faz para anular o voto nem que implicações isso traz para o candidato. Com isso, o eleitor, mais uma vez, se vê mergulhado em uma falsa democracia, onde lhe é ocultado o direito de expressar sua opinião nas urnas.
(Thiago Marum, analista de suporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário